
Tratamento do ronco e apnéia do sono
O que é ronco?
Roncos são o resultado da dificuldade encontrada pelo ar para atingir os pulmões. Esta dificuldade pode ser causada por vários motivos, tais como:
-
problemas no nariz e na garganta;
-
queixo pequeno, o que diminui o espaço para a passagem do ar;
-
acúmulo de gordura na região do pescoço;
-
hábito de dormir de barriga para cima;
-
uso de álcool e determinadas medicações antes de dormir.
O que é apnéia do sono?
A apnéia do sono é uma evolução do ronco, resultando da falta de oxigenação no cérebro durante um período de tempo, levando a paradas respiratórias e microdespertares. Estes microdespertares vão fazer com que o sono seja pouco reparador e o paciente pode apresentar sonolência diurna, dificuldade de concentração, perda de memória, maior risco de doenças cardiovasculares (derrames, infartos), diminuição da libido, dentre outros. Assim, a apnéia é uma condição que ameaça a vida e requer um atendimento específico. A apnéia é muito comum. Um em cada 5 adultos tem pequenos sinais e sintomas e 1 em cada 15 adultos tem apnéia moderada.
Tratamentos
Há diversos tipos de tratamento para a apnéia do sono. Há necessidade de uma avaliação especializada para se definir o diagnóstico e o tratamento. Para confirmação do diagnóstico, pode ser solicitado o exame de polissonografia, no qual são monitorados vários parâmetros do paciente e se determina qual tipo de apnéia o mesmo apresenta.
Casos de apnéia leve podem ser tratados com aparelhos intra-bucais confeccionados por um dentista. Perda de peso, postura ao dormir e mudanças de hábitos alimentares contribuem com o tratamento. Podem ser necessárias cirurgias no nariz ou garganta quando existem obstruções nestas regiões. O CPAP é um aparelho que pode ser utilizado no tratamento. É uma espécie de compressor de ar com uma máscara que produzirá uma pressão contínua de ar para dentro dos pulmões. No entanto, além de ser de uso contínuo, ele não cura a apnéia, sendo um tratamento paliativo.
Para casos moderados ou severos de apnéia ou quando se busca uma solução definitiva para o problema, está indicada a cirurgia de avanço dos ossos da face (cirurgia ortognática). É um procedimento realizado pelo cirurgião bucomaxilofacial que move cirurgicamente a maxila e a mandíbula para frente. Pelo fato dos ossos serem movimentados para frente, os tecidos moles da língua e do palato também são adiantados, abrindo o espaço aéreo superior (ver ilustração abaixo). Para a grande maioria dos pacientes, esse é o único tipo de procedimento cirúrgico que cria o espaço aéreo necessário para curar a apnéia. Trabalhos científicos mostram que este procedimento é o mais eficaz para tratamento da apnéia do sono.
Antes e depois do tratamento.

Imagem: a anatomia dos maxilares pode comprometer a passagem do ar.

Imagem: espaço aéreo ampliado após a intervenção.