top of page

Extração dos

dentes do siso

Por que extrair os dentes do siso?

Os dentes do siso, ou terceiros molares, são assim chamados por irromperem (nascerem) por volta dos 18 anos, quando atingimos a maioridade (idade do siso ou juízo).


Estes dentes, muitas vezes, não têm espaço suficiente para irromper, permanecendo parcial ou totalmente impactados.


Os sintomas típicos associados com um dente impactado são: dor, inchaço e sinais de infecção nos tecidos vizinhos ao dente. Muitas vezes, no entanto, o paciente sequer sabe que possui um dente impactado. Isto não significa que ele não esteja causando ou possa causar problemas.


Os sisos têm potencial para a formação de alguns tipos de cisto, os quais podem atingir grandes proporções e fragilizar o osso, podendo causar inclusive fraturas. Assim, é recomendável realizar um exame por volta dos 18 anos para se avaliar a presença destes dentes.


Não é uma decisão sábia esperar até que o seu dente do siso comece a lhe incomodar. Em geral, a remoção mais precoce resulta num processo de cicatrização menos complicado.  Os sisos são mais fáceis de serem removidos quando o paciente é mais jovem, uma vez que as suas raízes não estão totalmente formadas, o tecido ao redor do dente é mais macio e existe menor chance de causar danos aos nervos presentes na área. No entanto, nem todos precisam ser removidos. O seu cirurgião poderá informar qual a melhor conduta para o seu caso.


A relativa facilidade com que um dente siso é removido vai depender de várias condições, incluindo a posição do dente, o tamanho das suas raízes e a experiência do cirurgião. O procedimento é normalmente realizado na própria Clínica, sob anestesia local.


Logo após a cirurgia, você poderá ter algum inchaço na face no lado operado e um desconforto, que fazem parte do processo normal de cicatrização. Compressas com gelo ajudam a diminuir o inchaço e outras medicações também prescritas pelo Dr. Emerson Furlaneto. Você também receberá instruções para alterar a sua dieta nos dias que seguem à cirurgia. Na Furlaneto Odontologia, normalmente são extraídos os quatro dentes do siso numa mesma sessão, de modo a resolver o problema mais rapidamente e submeter o paciente a apenas uma cirurgia. Para isso, o paciente é adequadamente medicado antes do procedimento na própria clínica e permanece por alguns minutos em uma sala apropriada enquanto a medicação faz efeito. Os pacientes que extraem os quatro sisos numa mesma sessão normalmente têm um alto índice de satisfação. Dependendo do caso, são necessários de 1 a 3 dias de afastamento das atividades após a cirurgia.

Imagem: a localização dos dentes do siso.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

bottom of page