
Botox e Preenchimento facial
Botox e suas indicações
A toxina botulínica tipo A purificada, popularmente conhecida por Botox, revolucionou o tratamento para o rejuvenescimento facial e há muito está sendo usada na oftalmologia e neurologia.
Há indicações estéticas e funcionais para a sua utilização. As estéticas envolvem diferentes áreas da face, como as linhas de expressão da testa, na região entre as sobrancelhas, ao redor dos olhos (“pés-de-galinha”), sorriso gengival, dentre outros.
Nas indicações funcionais, encontra-se o tratamento do bruxismo, que se caracteriza pelo ranger ou apertar de dentes, podendo levar a dores de cabeça e desgaste dos dentes. Também pode ser utilizada nas disfunções da ATM e de forma preventiva para a redução da força muscular após a finalização de tratamentos extensos com implantes dentários.
O procedimento é rápido, simples e tem resultados previsíveis.
Os efeitos clínicos geralmente iniciam em um período de até 7 dias após a administração, sendo comumente notados entre 1 e 3 dias. Segue-se um período (entre 1 a 2 semanas) de efeito máximo e, então, os níveis estabilizam até a volta do padrão original, em um período entre 3 e 6 meses.
Preenchimento facial
O ácido hialurônico é uma substância encontrada no organismo e é utilizado como material de preenchimento, naqueles casos de vincos na pele. Estes vincos ou rugas acontecem com o passar do tempo, deixando o aspecto da face mais cansado.
Os locais onde se aplica são o sulco naso-geniano (do nariz ao canto da boca), linha de marionete (do o canto da boca até a base da mandíbula), na base da mandíbula (correção de depressões) e nos próprios lábios (para ganho de volume e contorno).
A aplicação é feita sob anestesia local, de forma que a aplicação do ácido hialurônico se torna indolor. Os resultados são notados após cerca de 2 a 3 dias, quando o inchaço já se foi e a duração dos efeitos varia entre 6 e 12 meses.
O custo das aplicações é variável, pois depende da quantidade de material necessária para cada caso.